Resolução sobre a escalada da violência na parte oriental da República Democrática do Congo

O Parlamento Europeu apelou hoje a um cessar-fogo imediato na parte oriental do Congo, onde os grupos rebeldes, juntamente com as tropas ruandesas, continuam a apoderar-se de território na República Democrática do Congo.
A violência na região registou uma escalada acentuada no início de 2025, quando o M23 lançou uma nova ofensiva. Os combates causaram a morte de milhares de civis, obrigaram mais de 500 000 pessoas a fugir das suas casas e conduziram a um aumento da violência sexual contra mulheres e raparigas. As forças de manutenção da paz da ONU também foram alvo de ataques, que causaram numerosas vítimas.
Os eurodeputados apelaram ao Ruanda para que ponha termo ao seu apoio ao M23 e retire as suas tropas da República Democrática do Congo. Ao mesmo tempo, apelaram a todas as partes envolvidas no conflito para que garantam que a ajuda humanitária chegue à população das zonas afectadas.
O Parlamento Europeu exorta o Conselho da UE a reconsiderar o seu financiamento ao Ruanda, incluindo a suspensão dos acordos de exportação de matérias-primas, caso o Ruanda continue a enriquecer com minerais contrabandeados da República Democrática do Congo.
Para mais informações, consultar o sítio Web do Parlamento Europeu: https://www.europarl.europa.eu/news/en/press-room/20250206IPR26752/meps-want-to-suspend-eu-rwanda-deal-on-critical-raw-materials
Recolhemos e apresentamos visualmente dados disponíveis publicamente na página do Parlamento Europeu. O Votemap.eu não se responsabiliza por eventuais inconsistências nos dados ou por alterações após a publicação.
As descrições são criadas utilizando a tradução automática do DeepL Translate. Pedimos desculpa por eventuais imperfeições ou inconvenientes.