Adiamento das novas regras para uma cadeia de abastecimento sustentável

03. 04. 2025 - O Parlamento Europeu concorda com o adiamento da diretiva relativa ao dever de diligência nas cadeias de abastecimento. As empresas terão assim mais tempo para preparar novas regras que garantam uma atividade mais responsável.
Infographic Image

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma proposta de adiamento da introdução de novas regras que obrigam as empresas a monitorizar e a minimizar os impactos negativos das suas actividades nos direitos humanos e no ambiente. O adiamento dá às empresas mais tempo para se adaptarem aos novos requisitos.

A diretiva relativa ao dever de diligência nas cadeias de abastecimento destina-se a garantir que as grandes empresas sejam responsabilizadas pelas condições em que os seus produtos são produzidos, não só na UE, mas também por fornecedores fora da Europa. No entanto, sob pressão de alguns Estados-Membros e grupos empresariais, a sua entrada em vigor foi adiada para dar mais tempo às empresas para aplicarem as novas medidas.

Enquanto alguns deputados defendem o adiamento como um passo necessário para uma transição realista para empresas mais responsáveis, outros alertam para o facto de o atraso poder enfraquecer a proteção dos trabalhadores e do ambiente.

Os Estados-Membros têm agora até 26 de julho de 2027 para incorporar as novas regras na legislação nacional. As grandes empresas com mais de 5.000 trabalhadores e um volume de negócios superior a 1,5 mil milhões de euros terão de aplicar as regras a partir de 2028, tal como as empresas não europeias com um volume de negócios correspondente na Europa.