Roteiro para uma indústria limpa e competitiva

A proposta tem como objetivo reunir duas prioridades que frequentemente se chocam - a política climática e a competitividade industrial. O Parlamento Europeu apela a que a Europa crie condições favoráveis ao investimento em tecnologias de baixas emissões, protegendo simultaneamente as suas empresas de importações baratas de países que não cumprem regras climáticas igualmente rigorosas.
O plano inclui, por exemplo, a criação de um Banco Europeu de Descarbonização Industrial para ajudar a financiar tecnologias limpas. Os eurodeputados também apoiam processos de licenciamento mais rápidos e um acesso mais fácil ao financiamento, especialmente para as PME.
O Parlamento Europeu insta igualmente a Comissão a reforçar a segurança energética e a acessibilidade à energia, por exemplo, através de uma melhor interconexão das redes ou de um maior apoio às energias renováveis. O Parlamento quer também que a UE utilize de forma mais coerente instrumentos como a CBAM (tarifa de carbono sobre bens importados) para proteger o mercado europeu da concorrência desleal.
Embora a resolução não seja juridicamente vinculativa, é um sinal político forte de que os eurodeputados esperam uma ação concreta e rápida por parte da Comissão e dos Estados-Membros. A Europa precisa de uma indústria que não seja apenas limpa, mas também forte e autossuficiente.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.