Simplificar as regras do mercado interno

O Parlamento Europeu alerta para o facto de as regras complexas e incoerentes estarem a travar os empresários, especialmente as pequenas e médias empresas (PME). O projeto de resolução apela à UE e aos Estados-Membros para que eliminem as barreiras, encurtem os prazos de licenciamento, harmonizem as certificações e simplifiquem as notificações, autorizações ou relatórios para as empresas.
Um dos pontos-chave é a digitalização: reforçar as plataformas digitais únicas, o chamado "balcão único", para que as empresas possam tratar de múltiplas tarefas em linha num único local. Também se fala em alargar as identidades electrónicas e as ferramentas digitais para as empresas, para que os relatórios não sejam repetitivos e as informações não sejam recolhidas vezes sem conta.
A resolução sublinha que as regras devem ser equilibradas - a simplificação não deve significar uma redução da proteção dos consumidores ou das normas ambientais. Paradoxalmente, é muitas vezes a complexidade das regras que resulta em incerteza, o que piora a competitividade da Europa.
O Parlamento Europeu solicita igualmente à Comissão que estabeleça prazos claros para a eliminação dos encargos administrativos mais desnecessários - tendo como objetivo uma redução de 25% dos custos das empresas para as grandes empresas e de 35% para as PME até 2029.
We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.
Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.