O declínio dos direitos humanos no mundo

21. 01. 2026 - O Parlamento Europeu alerta para o agravamento sem precedentes da situação dos direitos humanos e da democracia em todo o mundo. Exorta a UE a deixar de hesitar e a começar a utilizar os seus instrumentos de forma mais coerente e eficaz.
Infographic Image

O Parlamento Europeu afirma no seu relatório anual que os direitos humanos e os princípios democráticos estão hoje sob pressão como nunca antes. Segundo os deputados, as crescentes tensões geopolíticas, o enfraquecimento da ordem internacional e a disseminação de práticas autoritárias ameaçam seriamente a estabilidade global e o próprio funcionamento da democracia.

Os eurodeputados dedicam especial atenção a novas ameaças, como o abuso da inteligência artificial, a vigilância digital e a disseminação sistemática de desinformação. Segundo eles, estas ferramentas são cada vez mais utilizadas para manipular a opinião pública, especialmente durante as eleições. Por isso, o Parlamento salienta a necessidade de proteger jornalistas, meios de comunicação independentes, ativistas dos direitos humanos e a sociedade civil, que enfrentam repressões crescentes e pressões transfronteiriças.

O relatório exorta igualmente a UE a defender firmemente o direito internacional e o multilateralismo. Segundo os deputados, a União deve apoiar incondicionalmente a justiça internacional, incluindo o Tribunal Penal Internacional, e utilizar ativamente as sanções como instrumento de proteção dos direitos humanos e da democracia.

O Parlamento também chama a atenção para a vulnerabilidade especial de certos grupos, em particular as mulheres. Critica a violência em zonas de conflito, a restrição do acesso à educação, a violência baseada no género e os ataques aos direitos sexuais e reprodutivos. Ao mesmo tempo, reitera a sua oposição à pena de morte, à tortura e à corrupção.

Os deputados apelam à revisão da estratégia da UE em matéria de direitos humanos, a objetivos mais claros e a um financiamento adequado. Segundo o Parlamento, a UE deve não só declarar os seus valores, mas também defendê-los de forma consistente, tanto a nível interno como a nível mundial.

We collect and visually present data publicly available at the page of European Parliament. Votemap.eu denies any responsibility for possible inconsistencies of the data or its changes after the publication.

Descriptions are created using DeepL Translate machine translation. We apologize for any possible imperfections or inconvenience.