Resolução sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas de 2024 em Baku, Azerbaijão

14. 11. 2024 - O Parlamento Europeu apelou a todos os países, incluindo os maiores poluidores e as economias emergentes, para que contribuam de forma equitativa para a luta contra as alterações climáticas e pede compromissos mais ambiciosos na próxima conferência sobre o clima, a COP29.
Infographic Image

O Parlamento Europeu adopta uma resolução que apela a uma distribuição justa da responsabilidade financeira na luta contra as alterações climáticas. Os eurodeputados exigem que não só os países ricos, mas também os grandes poluidores e as economias emergentes, como a China e a Índia, assumam a sua quota-parte de responsabilidade e contribuam para o fundo global para o clima.

Tendo em vista a próxima conferência sobre o clima, a COP29, os eurodeputados sublinharam que os compromissos actuais não são suficientes e que o financiamento internacional do clima tem de ser reforçado. Os eurodeputados apelaram ainda à União Europeia para que assuma uma posição firme nas negociações e insista em objectivos mais ambiciosos de redução das emissões de gases com efeito de estufa.

O Parlamento Europeu também chamou a atenção para a necessidade de garantir apoio suficiente aos países em desenvolvimento mais afectados pelas alterações climáticas. Os eurodeputados apelam a mecanismos de financiamento mais eficazes para garantir que o dinheiro ajuda efetivamente as regiões mais vulneráveis e apoia a transição para tecnologias sustentáveis.