Resolução sobre a crise democrática na Geórgia na sequência das recentes eleições legislativas e das alegações de fraude eleitoral

O Parlamento Europeu adopta uma resolução que critica a deterioração do estado da democracia na Geórgia. Os eurodeputados manifestaram a sua preocupação com a crescente pressão exercida sobre a oposição, os meios de comunicação social independentes e a sociedade civil, que, segundo eles, ameaça o Estado de direito e o futuro europeu do país.
A resolução destaca a repressão desproporcionada contra activistas pró-democracia e políticos da oposição, que estão a ser criminalizados e intimidados pelo governo georgiano. Os eurodeputados alertaram para o facto de estas acções estarem a desviar a Geórgia da sua orientação pró-europeia e a aproximá-la de práticas autoritárias.
O Parlamento Europeu apelou à realização de novas eleições, livres e justas, para restaurar a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas. O Parlamento Europeu solicitou igualmente à Comissão Europeia que considere a adoção de medidas, incluindo a suspensão da ajuda financeira ao Governo da Geórgia, caso a situação não melhore.