Resolução sobre a situação na Venezuela após a usurpação da Presidência no início de janeiro de 2025

23. 01. 2025 - O Parlamento Europeu manifesta o seu forte apoio à oposição venezuelana e condena as contínuas práticas autoritárias do regime de Nicolás Maduro. Os eurodeputados alertam para o facto de a repressão da oposição e as violações dos direitos humanos no país estarem a impedir a realização de eleições livres e o desenvolvimento democrático.
Infographic Image

O Parlamento Europeu adopta uma resolução que reafirma o seu apoio à oposição democrática na Venezuela. De acordo com os eurodeputados, a oposição venezuelana está a enfrentar uma repressão sistemática por parte do regime de Nicolás Maduro, que intimida os políticos da oposição, prende dissidentes e suprime a liberdade de expressão e de reunião.

A resolução expressa profunda preocupação com as próximas eleições presidenciais no país, que os eurodeputados acreditam que não serão livres ou justas. Os eurodeputados criticam, nomeadamente, a manipulação do processo eleitoral, a exclusão de candidatos da oposição e a intimidação dos eleitores.

O Parlamento Europeu apela a uma maior pressão internacional sobre o regime venezuelano, incluindo o alargamento das sanções contra os responsáveis pelas violações dos direitos humanos, e pede aos Estados-Membros da UE que continuem a prestar ajuda humanitária à população venezuelana, que sofre as consequências da crise política e económica.