Parlamento Europeu pede mais garantias de segurança para a Ucrânia

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma resolução que apela à UE para que se empenhe ativamente na garantia de segurança a longo prazo da Ucrânia. Os eurodeputados sublinham que a estabilidade da Ucrânia é crucial para a segurança de toda a Europa e que a União Europeia deve reforçar o apoio militar, as sanções contra a Rússia e as medidas diplomáticas.
Os eurodeputados apelam, em particular, a um aumento do fornecimento de armas e de formação militar às forças ucranianas, bem como à modernização da sua defesa. Os eurodeputados sublinharam a necessidade de uma cooperação mais estreita entre a UE e a NATO e apelaram a novas sanções contra a Rússia, nomeadamente nos sectores energético e financeiro.
O Parlamento Europeu apelou ainda à criação de um mecanismo de reparação dos activos congelados da Rússia e à responsabilização internacional pelos crimes de guerra cometidos na Ucrânia.
Os eurodeputados acreditam que a UE deve atuar com unidade e determinação para garantir que a Ucrânia possa defender a sua independência e soberania a longo prazo.